Documentos necessários para viajar com crianças

932

A alegria de poder colocar o pé na estrada com a família é muito especial, mas viajar com criança exige um planejamento maior do que o normal. É necessário trabalhar com um roteiro mais flexível que agrade todos os viajantes, dar mais atenção para as malas, pensar no entretenimento durante o trajeto e ficar atento a documentação necessária em viagens nacionais e internacionais.

Sem os documentos é impossível dar início à viagem. Por isso, nós da Viagem Pronta selecionamos toda a documentação necessária para viajar com crianças e colocamos aqui no nosso blog. Veja aqui:

VIAGEM NACIONAL

Com os pais ou com um dos pais

Crianças e adolescentes precisam portar a carteira de identidade ou a certidão de nascimento, ambos originais, para comprovar que está colocando o pé na estrada com os pais. Lembrando que os pais também precisam ter os documentos pessoais em mãos.

Com parentes

Se as crianças estiverem indo viajar com os avós, tios, irmãos, qualquer outro familiar e até os tutores, precisarão levar documento com foto que confirme o parentesco.

Sozinhas

Além do documento original com foto, as crianças menores de 12 anos precisam de autorização de viagem por escrito, feita pela mãe ou pelo pai, com firma reconhecida em cartório, para viajar sozinhos ou com pessoas sem parentesco.

VIAGEM INTERNACIONAL

 Com os pais

Além do passaporte, caso o destino final exija, menores de 18 anos precisam apresentar a identidade no momento do check-in, pois não tem informações de paternidade no novo passaporte brasileiro.

Sozinhas, com um dos pais, com parentes ou não parentes

Menores de 18 anos precisam de uma autorização por escrito, assinada por ambos os pais, com firma reconhecida em cartório, para fazer viagens internacionais sozinhas, com um dos pais, familiares ou com pessoas sem grau parentesco. Se algum dos pais não puder assinar, é necessário pedir um requerimento com autorização judicial na Vara da Infância e da Juventude.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Se estiver viajando com recém-nascido (1 a 7 dias de vida), também é necessário apresentar uma autorização médica para o bebê e para a mãe.
  • Antes de viajar, procure saber quais são os documentos necessários de cada meio de transporte (carro, ônibus, avião). Alguns tem exigências próprias que precisam ser respeitadas. Informação evita dor de cabeça!
  • Alguns destinos exigem o Certificado Nacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Pode ser obrigatória a apresentação desse certificado com um documento com foto da criança. Fique atento!
  • Leve sempre duas vias das autorizações.

Quer uma viagem personalizada para toda a sua família? Peça uma cotação conosco! Temos consultores de viagem especializados para fazer jus ao nome e deixar a viagem pronta para você curtir muito. Entre em contato conosco: viagempronta.com l 0800.717.7713 l (24) 2248.5405 l WhatsApp: (24) 9.8882.2085.

SAIBA MAIS

Dicas para ter uma viagem com crianças tranquila

Férias de verão: cuidados com as crianças

Foto: Shutterstock

 

Last modified: 10 de agosto de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *