Como levar dinheiro em viagens internacionais?

881

Quem está planejando uma viagem internacional sabe muito bem que existem várias questões que precisam de planejamento. O dinheiro que você vai levar é uma delas! Cartão de crédito, débito, pré-pago ou espécie? Os turistas, na maioria das vezes, ficam em dúvida sobre qual seria a melhor opção.

Nós da Viagem Pronta vamos te ajudar nessa decisão. Reunimos os prós e contras de cada uma para você! Veja aqui:

Dinheiro

Essa é a opção mais econômica, pois você paga apenas 0.38% de IOF (Imposto sobre Operação Financeira) na hora da compra, valor bem inferior a todos os tipos de cartões, que chegam a 6,38%. No entanto, levar no bolso todo o dinheiro que você irá gastar na viagem não é seguro. Você pode perder, ser assaltado ou gastar demais e ficar de mãos atadas, caso haja algum imprevisto.

Câmbio no Brasil x Câmbio no Exterior

Trocar o dinheiro no Brasil ou levar em real e trocar no exterior? Essa dúvida é muito comum entre os viajantes. A dica principal é: mantenha-se informado. Não esquece que as taxas de câmbio flutuam muito e os eventos políticos e econômicos exercem uma pressão no mercado financeiro. Estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo, antes de trocar o dinheiro, é indispensável.

Geralmente, dependendo do destino, os turistas conseguem um valor melhor fora, mas é necessário acompanhar e comparar valores para fazer o melhor negócio. Talvez, aqui no Brasil, você consiga negociar com casas de câmbio. Na Europa, por exemplo, dificilmente isso vai acontecer. O real é desvalorizado no território europeu, o que favorece a perda de dinheiro.

Pesquise, pesquise e pesquise. Estar bem informado é sempre a melhor saída para não errar.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago é mais seguro e evita que você tenha sustos quanto a cotação da moeda no fechamento da fatura, já que você antecipa. Com essa opção, você consegue fazer saques em qualquer lugar do mundo e pode ser recarregado online ou até por terceiros.  O IOF é de 6,38% e as taxas de recarga e saques podem variar.

Cartão de crédito

Essa é a opção mais segura, em relação a fraudes e emergências, tem IOF de 6,38% também e costumar ter taxas menores que o cartão pré-pago. No entanto, o cartão de crédito oferece o perigo de extrapolar o orçamento e ainda corre o risco de pagar mais pelo o que você comprou, pois, a cotação válida é a do dia do fechamento da fatura.

Cartão de débito

Tem praticamente as mesmas características do cartão de crédito, mas a vantagem é que o viajante paga as taxas de câmbio no próprio dia da compra e só gasta aquilo que tem na conta. O imposto também é de 6,38% e as tarifas para saque variam de acordo com o banco e caixa eletrônico.

Qual opção escolher?

Não existe “receita de bolo” que funciona para todos os turistas. É necessário avaliar o local para onde você vai, quanto tempo de viagem, suas prioridades e também a sua disponibilidade financeira. De qualquer maneira, para evitar o erro, leve sempre duas opções de pagamento. Pode ser uma quantia, mínima que seja, em dinheiro e um tipo de cartão.

Dicas importantes

  • Pesquise qual é o melhor tipo de cartão para o país onde você vai viajar. Tem lugares que a maioria das lojas não aceitam cartão pré-pago, por exemplo. É indispensável estar bem informado!
  • Não esqueça de autorizar o uso do seu cartão no exterior. Basta avisar na sua agência que você está indo fazer uma viagem internacional.
  • Verifique quais são os caixas eletrônicos e bancos que permitem o uso do seu cartão para fazer saques.
  • Se for necessário, converse com o seu gerente e peça um cartão extra. As compras vão para a mesma fatura, mas dá mais segurança.
  • Cuidado com o dinheiro que você vai levar em espécie! Guarde em um local seguro e só carregue o que for necessário para o dia. Caso você esteja em um hotel que tenha cofre, é válido guardar a grana e o passaporte.

Você já conhece a Viagem Pronta? Somos uma operadora de turismo que trabalha de um jeito personalizado para você!  Você fala a sua disponibilidade e preferências e nós deixamos tudo pronto para a sua viagem. Entre em contato conosco!

Telefones:  0800.717.7713 l  (24) 2248.5405 l WhatsApp:  (24) 9.8882.2085

Foto: Shutterstock

Last modified: 13 de julho de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *