Oi gente! Eu sou Isabela Fontanella, uma viajante inveterada e apaixonada pela Itália! Já fiz três viagens para lá, passei por quase todas as regiões do país e hoje estou aqui para compartilhar um pouquinho da minha experiência. Para ajudar você a ter um passeio melhor ainda, vou deixar quatro dicas para você aproveitar melhor cada cantinho da Itália!
- Caminhe pelas cidades
Por mais prático e cômodo que seja pegar transporte público ou até um carro para se deslocar em uma cidade que você não conhece, na Itália o melhor mesmo é caminhar. As cidades são como museus a céu aberto e cada esquina traz uma surpresa. Roma, por exemplo, tem várias igrejas pequenas e espetaculares que você só vai descobrir a pé.
E não tenha medo de sair por aí e se perder: foi completamente perdida que encontrei minha feirinha favorita em Florença e meu restaurante favorito em Veneza. Na verdade, quando a gente se perde na Itália acaba sempre encontrando algo maravilhoso.
- Evite restaurantes perto dos pontos turísticos
Quem não quer ir à Itália e comer bem? Muitas vezes aproveitamos que estamos perto de um ponto famoso para almoçar ou fazer um lanche, mas essa nem sempre é a melhor ideia. Restaurantes perto dos pontos turísticos costumam ser mais caros e menos tradicionais – os menus são pensados para estrangeiros e não os moradores locais.
Prefira restaurantes familiares, estabelecimentos menores e ruas menos movimentadas. Você sempre pode perguntar no hotel por recomendações fora do eixo turístico ou pesquisar sites no idioma local.
- Sempre tenha dinheiro em espécie
Não tem uma cidade italiana sem barraquinha de rua! Podem ser de comida, itens de couro, camisetas, souvenirs… as opções são quase infinitas! Mas a maioria desses negócios ainda não aceita cartão, por isso esteja sempre preparado com notas e moedas.
Uma das minhas lembranças de viagens favorita é um poster pintado a mão que comprei nas ruas de Roma e foi pago com moedas de 1 euro!
- Aproveite a vista dos campanários
A maioria das cidades italianas (se é que não são todas) têm um campanário – que é a torre do sino – e acredite em mim, você vai querer visitar. As torres mais antigas foram colocadas no centro da praça principal como ponto de referência e por isso oferecem até hoje as melhores vistas panorâmicas.
Você vai ter que subir muuuuuitos degraus, o espaço costuma ser apertado mas vale cada gota de suor. Não tem nada igual observar os canais de Veneza do alto com o vento no rosto.
Espero que minhas dicas possa te ajudar a ter uma viagem ainda mais especial. E se você nunca visitou a Itália, eu te prometo que vai ser uma experiência que vai ficar na sua memória para sempre!
Gostou das dicas? Já experimentou alguma delas? Comente aqui na postagem se você quer mais conteúdo desse tipo!
Last modified: 2 de setembro de 2021