5 dicas para a melhor viagem de carro

1159

 

Com a pandemia, muita gente tem preferido fazer viagens mais curtas e usar o carro como principal meio de transporte para evitar contato com outras pessoas em rodoviárias e aeroportos. Mas vamos combinar que ficar parado no acostamento por problemas no carro ou se ver sem ter onde dormir no meio da estrada é a receita para estragar qualquer viagem.

Para garantir que você não passe por esse – e outros – perrengues, listei 5 dicas para você ter uma viagem de carro perfeita e sem imprevistos. Prontos?

 

  1. Planeje sua rota de viagem

Por mais que seja uma delícia sair por aí sem destino, é importante pesquisar sobre a rota de ida e volta da sua viagem. Essa parte de planejamento evita que você acabe em estradas excessivamente perigosas ou mal-conservadas e garante sua segurança e da sua família ou companheiros de viagem.

Usando aplicativos como Google Maps e Waze você consegue definir as melhores rotas e saber o tempo que deve gastar para percorrer a distância até seu destino – tudo antes mesmo de sair de casa. Essa pesquisa também te ajuda a definir pontos de parada para alimentação e descanso no caminho e, quem sabe, você pode descobrir outros lugares para visitar durante o percurso.

 

  1. Prepare-se para as horas de viagem

Viajar de carro te permite aproveitar mais tempo com as pessoas que você gosta e admirar a vista ao seu redor – mas também significa horas e horas sentado dentro do veículo.

Para garantir mais conforto e uma viagem tranquila, pense antes em diferentes formas de entretenimento para o caminho (música, podcasts e audiolivros são boas pedidas). Não se esqueça de preparar uns lanches para evitar os custos mais caros da estrada e sempre tenha a mãoum pequeno kit de primeiros socorros.

Nada disso ocupa muito espaço mas eu te garanto que vai garantir uma viagem muito mais confortável e agradável.

 

  1. Faça a revisão completa do carro

Mesmo se você escolheu viajar de carro para economizar, não economize com a manutenção do seu veículo. O carro é a peça indispensável da sua viagem, por isso ele precisa estar 100% para cair na estrada. Faça um check-up no seu mecânico de confiança e não se esqueça de revisar freios, pneus (inclusive o step!), faróis, óleo e água.

Além disso, separe com antecedência os documentos do carro e deixo-os em um local acessível dentro do veículo. Coloque junto os documentos e contatos do seguro para o caso de precisar acioná-lo.

Você pode estar aí me achando uma chata e achando que nunca vai acontecer com você, até que um dia… acontece! Se previna, evite estresses e acima de tudo, evite acidentes!

 

  1. Evite fazer percursos muito longos

Dirigir mais do que 400km num dia é cansativo para o corpo e para a mente – depois de muitas horas na direção ficamos menos atentos e mais propensos a acidentes. Por isso, evite dirigir por muitas horas sem parada e se for o caso, faça uma pernoite pelo caminho.

Isso vai te dar oportunidade de descansar e conhecer mais da cultura local. O que nos leva à dica…

 

  1. Aproveite o caminho

A gente fica tão focado no destino, que esquece de aproveitar o caminho. Durante seu planejamento, veja se não vai passar perto de cidades históricas ou monumentos relevantes para fazer paradas. Isso vai tornar sua viagem mais agradável e enriquecedora.

Além disso, você sempre pode selecionar rotas com vista ou que passe por mirantes – o que vai deixar a viagem visualmente mais bonita e vai render muitas fotos.

 

E aí, prontos para por o pé na estrada? Click aqui e deixe que a Viagem Pronta cuide de todo o planejamento da sua viagem, te auxiliando em cada momento.

 

Por Isabela Fontanella

Last modified: 13 de setembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *