Preciso mesmo de um seguro viagem?

622

Você está planejando sua viagem, pensando no orçamento, dá de cara com o seguro viagem e pensa: será que eu preciso mesmo? Será que vale mais a pena o alívio no bolso ou a tranquilidade da proteção?

 

  • Viagens Internacionais

Antes de mais nada, você precisa saber que vários destinos exigem um seguro saúde mínimo para visitantes. Este é o caso dos países da União Europeia e alguns outros países como Catar e Cuba. Por isso, consulte seu agente de viagens sobre exigências legais para garantir que não vai ficar preso no aeroporto por conta disso!

Mas mesmo em alguns destinos que não tem essa exigência – como nos Estados Unidos – o seguro é altamente recomendado. Não existe sistema público de saúde por lá e por isso as despesas médicas são caríssimas. Nesses casos eu digo que o seguro é quase um investimento contra dor de cabeça e dívidas em dólar.

Vale lembrar que a maioria dos seguros internacionais – obrigatórios ou não – cobrem mais do que despesas médicas e odontológicas, e garantem remoção e traslado de pacientes de volta ao Brasil em casos mais graves. E sempre há seguros extras que podem ser contratados, como contra bagagem extraviada – um dos piores pesadelos dos viajantes!

 

  • E nas viagens dentro do Brasil?

Apesar de alguns estados exigirem vacinas específicas, nenhum exige seguro saúde. Mas ainda assim pode ser muito interessante para quem não tem plano de saúde ou conta somente com cobertura regional/estadual. Com atendimento médico e odontológico, além de verba para gastar em medicamentos, estes produtos custam em média 40 reais.

E vamos ser sinceros? Quando estamos viajando, a última coisa que queremos é dor de cabeça ou gastos inesperados. Por isso eu acredito que o seguro é muito mais um aliado que um peso para qualquer viajante. Não custa lembrar que ninguém compra seguro pensando em usar, mas quando precisamos, ter uma rede de proteção é tranquilizador.

 

Por isso, aqui na Viagem Pronta, recomendamos que você invista num seguro viagem que cabe no seu bolso e que vai te deixar curtir a viagem com tudo que você tem direito.

Last modified: 27 de setembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *