6 curiosidades sobre o Ano Novo Chinês

2635

No dia 05 de fevereiro foi comemorado a virada do ano para os chineses. O Ano Novo Chinês, que também pode ser chamado de “Festival da Primavera”, é o feriado mais importante para a comunidade e todos se reúnem para celebrar e homenagear os deuses e entes queridos é bem similar ao nosso Natal.

Essa data é cheia de significado para eles, mas pouco se fala sobre aqui no Brasil. Pensando nisso, nós, da Viagem Pronta, selecionamos algumas curiosidades interessantes sobre o ano novo chinês para você ficar por dentro do que se passa ao redor do mundo. Espia só:

1) Não existe data fixa

Pode parecer bizarro, mas é real. De acordo com o calendário Lunissolar, o primeiro dia do ano sempre cai em datas diferentes, pois eles levam em consideração uma combinação de movimentos lunares e solares. Uma coisa é certa: o ano novo acontece sempre entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro. Em 2019, a data será comemorada no dia 05 de fevereiro.

Foto: Reprodução

2) Um animal para cada ano

A cada novo ano, um novo animal rege os dias. O calendário chinês valoriza bastante a astrologia, mais do que nós ocidentais, uma vez que foi dele que surgiu o horóscopo chinês. Uma lenda chinesa antiga conta que Buda convidou todos os animais para uma festa de ano novo, mas apenas 12 compareceram e ganharam um ano, de acordo com a ordem de chegada. O primeiro a chegar foi o rato ou camundongo, o segundo foi o boi ou búfalo (vaca na Tailândia), depois o Tigre (pantera na Mongólia), o coelho (gato na Tailândia), o dragão (crocodilo na Pérsia), a cobra ou serpente (Pequeno Dragão na Tailândia), o cavalo, a cabra, bode ou carneiro, o galo ou galinha, o macaco, o cão e, por último, o porco ou javali.  Por isso, é tradição: o ano novo é sempre relacionado a algum animal e o deste ano será o Porco.

3) Os mais velhos dão presentes para os jovens

O natural lá na China é que as pessoas mais idosas presenteiem os mais jovens e solteiros com dinheiro. A “lembrancinha” é dada sempre em um envelope vermelho e não pode ser aberto na frente dos demais convidados da festa.

4) Toda decoração é vermelha

Falando em vermelho… É esse tom que predomina na festa do Ano Novo Chinês, tanto nas roupas quanto na decoração. Na cultura oriental, essa cor representa fortuna e sucesso.

5) É tempo de oração e de afastar os monstros

Assim como no Brasil, é tempo de agradecer pelas boas colheitas, pedir e afastar os monstros com fogo de artifício. Segundo a tradição, o monstro Nian – a lenda mais conhecida da cultura – aparecia nesta noite, com o intuito de assustar as pessoas, até que um menino usou os fogos para expulsá-lo. Desde então, esse passou a ser o ritual da meia noite.

Foto: Stringer/Reuters

6) Comemoração dura 15 dias

Não, você não leu errado. O Carnaval parece o feriadão mais longo do mundo, mas ele perde para o Ano Novo Chinês. A comemoração só acaba no 15º dia do ano, quando a primeira lua cheia aparece no céu e a festa fica por conta do Festival das Lanternas.

Gostou de saber mais sobre o Ano Novo Chinês? Comente aqui mais o que você quer ver no nosso blog e acompanhe-nos também no Facebook e no Instagram. Estamos sempre por lá compartilhando dicas de destinos.

Foto principal: Reprodução/rnews.com.br

Last modified: 9 de Janeiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *