Passo a passo: como tirar o passaporte?

1442

O passaporte é um documento pessoal, emitido pela autoridade de um Estado, que confirma o portador como membro de um país e deixa livre o trânsito no território que admite o ingresso. Ou seja, se você quer conhecer várias cidades ao redor do mundo, você vai precisar de um passaporte.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o trâmite burocrático exigido para tirar esse documento, mas, agora, não precisam mais se preocupar. Nós preparamos um guia prático com todas as informações necessárias. Confira o passo a passo:

Primeiro passo: fique de olho nos pré-requisitos

O órgão responsável pela emissão do passaporte no Brasil é a Polícia Federal e é através do site oficial que o cidadão brasileiro confere todas as informações que precisa para entrar com o pedido. Os interessados devem atender às seguintes condições:

– ser brasileiro;
– ter se alistado eleitor, quando obrigatório;
– ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa respectiva;
– se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
– não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça.

Segundo passo: de olho na documentação

Separe todos os documentos que são exigidos pelo Governo. Lembrando que eles devem ser originais.

– Documento de identidade;

– Título de eleitor e comprovantes de votação, justificativa ou pagamento de multa da última eleição;

– CPF para maiores de 18 anos; para menores, o CPF de um genitor ou do responsável legal;

– Comprovante de pagamento da GRU;

– Para os homens, certificado de que se encontram regular com o serviço militar obrigatório;

– Para os naturalizados, certificado de naturalização original ou cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;

– Para os indígenas, carteira de identidade indígena ou declaração emitida pela FUNAI/MJ;

– Para menores de 18 anos, autorização própria;

– Para pessoas que já tiveram o nome alterado, em razão de casamento, por exemplo, são necessárias todas as certidões de divórcio e casamento com anotações atualizadas.

– Se for solicitar um passaporte novo, leve o documento anterior.

Para saber mais detalhes de cada documento, entre no site da Polícia Federal.

Terceiro passo: preencher o formulário

Para começar, você precisa preencher o formulário eletrônico de solicitação de passaporte no site da Polícia Federal. Basicamente, você precisa colocar dados pessoais: sexo, filiação, data de nascimento, cor, nacionalidade, estado civil, país, estados e cidade de nascimento, identidade, CPF, certidão, profissão, e-mail, endereço completo e telefone.

Quarto passo: pagamento da GRU

Quando terminar de preencher o formulário, você pode emitir o boleto no valor de R$ 257,25 (documento comum – até 45 dias úteis para ser expedido), R$ 334,42 (passaporte express – 4 dias úteis para expedição) ou passaporte de emergência, que tem o mesmo valor, sai em 24 horas, mas é concedido em casos muito especiais. É necessário pagar o Guia de Recolhimento da União (GRU) antes de agendar a sua visita à Polícia Federal.

Quinto passo: agendar a visita

Espere o prazo de compensação bancária e agende a sua visita a um posto da Polícia Federal. Clique aqui, coloque o seu CPF, data de nascimento e o número de protocolo da solicitação que você recebeu ao preencher o formulário e marque a visita.

Sexto passo: ir até a Polícia Federal

Compareça ao posto no dia marcado com todos os documentos em mãos e o protocolo de solicitação. No local, você vai apresentar o que tem em mãos, recolher impressões digitais e assinatura e tirar a foto do passaporte.

Sétimo passo: você tem um passaporte!

Depois de esperar pelo prazo determinado para a entrega, compareça ao local com algum documento de identidade original e pegue o seu tão esperado passaporte.

Fique de olho se o país que você quer visitar exige visto. Para conhecer os Estados Unidos, por exemplo, você precisa tirar esse outro documento. Já falamos disso no blog. Clique aqui para conferir.

Agora que você está apto a explorar esse mundo, conte com a Viagem Pronta. Nós temos os melhores pacotes para você! Personalizados de acordo com as suas necessidades.

Foto: Dreamstime

SAIBA MAIS

Guia completo para quem vai fazer a primeira viagem de avião

Last modified: 4 de Maio de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *