Lençóis Maranhenses: cenário paradisíaco

40

É amor à primeira vista! Os Lençóis Maranhenses é um dos tesouros mais impressionantes que nós temos no Brasil. Dunas de areia branca, fofinha e lagoas de água doce são a mistura perfeita para experiências inesquecíveis. É aquele tipo de destino que basta ver as fotos para se encantar e, quando chega no lugar, não tem sensação melhor: é como estar no paraíso.

Foto: Viagens Cinematográficas

Localizado no noroeste do Maranhão, o parque nacional foi criado em 1981 e possui área total de 156,5 mil hectares. Os lençóis recebem muitos turistas anualmente, mas é preciso ficar de olho na melhor data para conhecer o destino na sua melhor versão. Saiba mais:

Quando visitar?

O local recebe muitas chuvas durante o primeiro semestre do ano. Essas chuvas são responsáveis por abastecer e formar as lagoas. Já no segundo semestre, o sol intenso seca essas lagoas. Por isso, é interessante conhecer os Lençóis Maranhenses no início da estação seca (junho até setembro) para você encontrar as lagoas e aproveitar 100% do que o parque oferece. Quanto mais cedo for, mais lagoas terão.

  • O parque funciona durante o ano inteiro, de segunda a segunda, de 08h às 18h.

Foto: Unitor Agência de Viagens e Turismo

Como chegar?

Os aeroportos mais próximos são os de São Luiz e Parnaíba. As cidades que dão acesso aos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Humberto de Campos e Primeira Cruz, mas as mais utilizadas são as duas primeiras citadas. Segue descrição do percurso que está disponível no site ICMBio:

Barreirinhas: O principal acesso é pela rodovia MA-402, com asfalto em boas condições de tráfego. A cidade possui estrutura para hospedagem e alimentação e várias agências de turismo proporcionam passeios para o Parque Nacional e outros atrativos, como o passeio de lancha para a foz do Rio Preguiças e o boia-cross no rio Formiga.

 Para aqueles que buscam mais aventura, outra rota de acesso é via Paulino Neves/MA. Esse trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral Piauiense e termina no Maranhão. Nessa rota é possível visitar 3 unidades de conservação federais: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

 O acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas começa com a travessia do rio Preguiças de balsa. Daí em diante apenas veículos com tração 4×4 equipados com snorkell seguem viagem.

 Santo Amaro: para chegar em Santo Amaro é necessário percorrer a rodovia MA-402. A cidade possui pousadas e restaurantes e fica a menos de 2 km do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que pode ser acessado a pé ou em veículos tracionados.

Foto: turismo.ma.gov.br

Quanto custa?

Até este momento, para entrar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, os turistas não precisam pagar nenhuma taxa de ingresso. O pagamento costuma ser feito apenas para as agências que fazem o trajeto necessário para te levar até lá.

Ficou animada (o) para conhecer os Lençóis Maranhenses? Conte com a Viagem Pronta! Nós podemos te dar dicas de hospedagem, roteiro e testar vários pacotes até chegar no ideal para você. Peça uma cotação pelo site viagempronta.com, WhatsApp (24) 9.8882.2085 ou telefone 0800.717.7713.

Last modified: 28 de Fevereiro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *