Como dirigir no exterior? Dicas pra tirar a PID!

1113

Dirigir nas ruas de outros países parece ser uma experiência encantadora e, em muitos lugares ao redor do mundo, passa até ser necessário, pois as atrações são muito distantes uma das outras – como em Orlando, por exemplo. Mas os outros países reconhecem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira?

Essa é a dúvida de muitas pessoas do nosso país. Por isso, nós da Viagem Pronta respondemos os questionamentos mais comuns sobre a PID. Veja aqui:

Qual é a documentação necessária para dirigir no exterior?

Os documentos necessários para dirigir fora do Brasil é a CNH + a Permissão Internacional para Dirigir. A PID é a emissão da permissão para dirigir nos países signatários da Convenção de Viena (lista de países no final desta página).

Quem pode tirar a permissão?

Podem solicitar a PID os condutores que tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com prazo de validade vigente e não pode estar com o documento suspenso.

Como solicitar a PID?

Ela é solicitada no DETRAN, na maioria dos estados brasileiros. Você precisa entrar no site do órgão e entender como funciona o procedimento e qual é a taxa de serviço, pois essas informações mudam de estado para estado. Normalmente, a solicitação inicial pode ser feita online.

Qual é a validade da permissão?

De acordo com o site oficial do DETRAN-RJ, o prazo e validade da PID é de no máximo três anos da data de sua emissão ou até a data de expiração da validade da CNH – o que ocorrer primeiro, dentro do limite de três anos.

A PID vale como documento?

Não. Ela deve ser apresentada junto com a Carteira Nacional de Habilitação sempre, em qualquer lugar. A permissão não substitui a CNH de forma alguma, nem mesmo no Brasil.

Essa permissão é obrigatória?

Ela é válida em territórios de países que participam da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário ou que estabelecem um acordo de reciprocidade entre si. No entanto, não são todos os territórios e nem todas as locadoras de carro que exigem essa permissão, mas é melhor não arriscar para evitar um transtorno bem chato no meio da sua viagem. A economia não compensa!

DICAS GERAIS

⦁ Pesquise muito bem sobre as exigências do destino que você irá visitar para evitar “dor de cabeça”.
⦁ É obrigatório solicitar a PID no estado da sua CNH. Se você se mudou recentemente, precisa providenciar a transferência da habilitação antes.
⦁ Verifique o vencimento da sua CNH antes de solicitar a PID. Se ela estiver para vencer, o ideal é renovar antes de pedir a permissão.
⦁ A recomendação anterior também vale para aqueles que precisam atualizar algum dado da carteira, como sobrenome.

Países onde a PID é aceita

Convenção de Viena

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro – Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

Princípio de Reciprocidade

Angola, Argélia, Austrália, Canadá, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné-bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Líbia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Venezuela.

Foto Principal: Shutterstock

Last modified: 14 de dezembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *