Como montar um roteiro de viagem? Veja o passo a passo!

1032

O destino está escolhido, as passagens já foram compradas, o hotel está reservado… É hora de planejar os dias que você vai ficar no local! Fazer um roteiro de viagem é muito importante para que tudo saia conforme o esperado e também serve como um guia para conseguir aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer.

Mas como começar? Como montar um roteiro de viagem? Nós da Viagem Pronta fizemos um passo a passo para ajudar você. Veja aqui:

1- Escolher tipo/objetivo da viagem

Definir o estilo da viagem é tão importante quanto escolher o destino. Você vai viajar sozinho, com amigos, namorado ou em família? Quer aproveitar praias ou prefere conhecer atrações culturais? Vai passar 10 dias em um só lugar ou quer conhecer mais países? Todas essas informações precisam estar claras antes de começar a fazer o roteiro. Elas influenciam diretamente na quantidade de dias de viagem, nos programas e também no orçamento financeiro.

2- Pesquisar sobre o destino

Pesquise, pesquise e pesquise muito. Não existe melhor forma de fazer um roteiro! Jogue no Google “principais pontos turísticos”, “o que visitar”, “melhores restaurantes” e tudo o que mais achar interessante/necessário. A internet está aí para ser a sua melhor amiga nesse momento!

3- Fazer listas

Faça duas listas: uma com os pontos turísticos, restaurantes, lojas, lugares em geral que você não abre mão de conhecer, e outra com locais que, se der tempo, você quer conhecer. A ideia aqui é justamente reunir todos os passeios que você quer fazer durante a sua viagem e depois encaixar no roteiro.

4- Ver localidades e organizar dias

Agora que você já sabe os locais que quer muito ir, veja onde eles ficam. Procure o mapa da cidade e anote os bairros e as informações necessárias para você identificar o local. Ah, nesta parte também é importante definir como você vai fazer para se locomover dentro da cidade (metrô, taxi, ônibus), levando em consideração o lugar onde fica o seu hotel.

Depois disso, organize os passeios que ficam próximos. Exemplo: se você encontrou um restaurante legal perto de dois museus que quer conhecer, coloque eles para serem vistos no mesmo dia. Organize os dias de acordo com a proximidade dos lugares. Quanto mais perto, melhor

5- Montar roteiro

Chegou a hora! Com os pontos a serem visitados e suas localidades em mãos, é hora de montar a sua planilha. Coloque os dias exatos que você vai ficar no destino e vá preenchendo com horário e a atração. Pense muito bem nos momentos, como se fosse cenas de um filme, incluindo imprevistos, para ter certeza que todos os passeios juntos “conversam entre si”.

DICA IMPORTANTE

Nós sabemos que é normal ficar ansioso com a viagem e cair no erro de programar 10 atrações demoradas para um único dia. Tenha calma e saiba que dificilmente vai dar para desbravar a cidade inteira de primeira.   Leve em consideração a sua disposição física e não esquece de deixar um tempo sobrando, caso haja algum atraso.

Lembrando que o roteiro de viagem é importante para você não ficar perdido, mas separe um tempo para caminhar pelas ruas do destino escolhido. Deixe que ele te surpreenda também! Vai que você encontra um local super legal que não viu ninguém falando na internet. Vale a pena!

A Viagem Pronta conta com um serviço personalizado para você, seus amigos e sua família. Nós testamos vários destinos, hotéis e datas até chegar no pacote que tem a ver com a sua personalidade e disponibilidade. Entre em contato conosco e deixa o resto conosco.

viagempronta.com l  0800.717.7713 l (24) 2248.5405 l WhatsApp: (24) 9.8882.2085

Foto: Shutterstock

Last modified: 28 de junho de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *