Tudo que você precisa saber para viajar para Florianópolis

1022

Se você está pensando em visitar Floripa vou te dizer que é uma excelente ideia! Eu mesma acabei de voltar de férias de lá e simplesmente adorei. Mas a verdade é que a ilha tem seus truques para você aproveitar mais a viagem e eu vou te contar todos eles agora!

 

Quando visitar Florianópolis?

São mais de 40 praias para todos os gostos e por isso a cidade é um destino de verão. A melhor época para ir é entre novembro e março, sendo dezembro e janeiro os picos da temporada.

E acredite quando eu digo a cidade vive para esses meses: fora da temporada uma grande parte dos quiosques e restaurantes fecham e as opções de hospedagem, alimentação e passeios são limitadas. Além disso, o clima também não ajuda fora da temporada: o inverno é frio em Santa Catarina e você não vai conseguir aproveitar todas as belezas naturais da cidade.

Praia da Lagoinha do Leste

 

Onde ficar hospedado na ilha?

A rede hoteleira de Florianópolis é muito bem-preparada para receber os turistas, mas cada região da cidade tem sua própria vibe. Além disso, o deslocamento fica complicado na alta temporada, por isso prefira ficar próximo às praias que quiser visitar.

As praias do norte têm mar mais calmo e bastantes opções de quiosques e ambulantes nas praias. Jurerê é o point da badalação, Canasvieiras tem um clima bem família e os Ingleses é uma das que mais enchem. Ainda no norte, há o resort Costão do Santinho para quem não quiser se preocupar com nada – mas a praia do Santinho tem acesso a qualquer pessoa, mesmo se não estiver hospedado.

O centro é o coração da cidade: com restaurantes e todas as amenidades próximas, você estará localizado no meio da ilha e poderá se deslocar tanto para o norte quanto para o sul com mais facilidade. Mas a verdade é que você não estará perto de nenhuma praia e sempre vai enfrentar trânsito para chegar e sair dos passeios. Pelo mesmo motivo, prefira ficar na ilha e não no continente! Por mais que os hotéis sejam mais baratos, a economia de dinheiro vai te custar muito mais tempo e paciência.

O sul tem as praias com mar mais agitado e conhecidas pelos surfistas. A praia Mole e da Joaquina ficam na altura Barra da Lagoa da Conceição e são bem famosas. Descendo mais, as praias do Campeche, Lagoinha do Leste e Matadeiro têm vistas espetaculares. A praia de Naufragados é a mais ao sul e um mar mais agitado – e gelado!

Por do sol em Santo Antônio de Lisboa  |  Praia de Canasvieiras

 

Como se deslocar por Florianópolis?

Sinto te contar que só há uma opção viável: carro. Seja com carro próprio, alugado ou de uber, só o carro te dá acesso a todas as praias, trilhas e passeios.

A ilha é cortada por duas rodovias e o trânsito embola na alta temporada – os melhores horários para chegar nas praias é bem cedo: até umas 8 da manhã e o retorno é mais tranquilo perto da hora do almoço. No meio da manhã e no final do dia o trânsito é simplesmente caótico e você pode ficar até 3 horas preso nas filas.

Dica da hospedagem: escolha bem onde vai ficar para perder menos tempo no carro e mais tempo nas praias!

Forte  |  Museu Cruz e Souza  |  Painel do Poeta Cruz e Souza

 

Ficou animado/a para visitar Floripa? Comente aqui o que você quer ver na Ilha e vamos te ajudar a encontrar as melhores opções de transporte e hospedagem para você ter férias mágicas!

Last modified: 10 de dezembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *