Enoturismo – Você conhece?

1543

Viajar e tomar vinho está na lista de atividades favoritas de muita gente (inclusive na minha!). Mas já pensou em combinar os dois? Isso se chama enoturismo, que é uma atividade turística com foco principal no desfrute de vinhos e que envolve aprendizado sobre os locais de produção, as técnicas, tradições e culturas vinícolas.

É a oportunidade de ir além das taças bebidas na frente da TV e mergulhar de cabeça em tudo que envolve a produção desta bebida milenar (e deliciosa).

Dentre os polos produtivos mais famosos do mundo estão a região italiana da Toscana, a área de Champagne na França e a costa oeste dos EUA. Mas nós podemos aproveitar o enoturismo sem nem mesmo sair do Brasil! A região sul do país – por seu clima frio e tradições europeias – se tornou um hub de vinhos na América Latina. Então vem com a gente que contamos dois dos nossos roteiros favoritos.

 

Onde ir?

A Serra Gaúcha, e em especial Gramado, são um dos pontos centrais de uma enoviagem no Rio Grande do Sul. Além de ser uma cidade charmosa, você pode usá-la como base para alugar um carro e fazer seu próprio caminho pelas vinícolas – como a Ravanello (link: https://www.vinicolaravanello.com.br) e a Seganfredo (link: https://www.casaseganfredo.com.br) que oferecem visitas guiadas e degustação. Desde a pandemia, a maioria das vinícolas requerem reserva com antecedência, então se planeje!

Vinícola Ravanello

Vinícola Seganfredo

Uma outra opção de destino enoturístico é o triângulo Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi – cada uma a menos de 30 minutos da outra!

Na região do Vale Tretino em Farroupilha, encontramos uma das vinícolas brasileiras mais tradicionais – a Casa Perini (https://www.casaperini.com.br/home). Fundada em 1929, a vinícola conta com uma vista incrível para as montanhas e ainda mantem a vocação do fundador João Perini para receber pessoas no terroir. A tradição continua com visitas guiadas diárias e em pequenos grupos, além de uma degustação dos vinhos e espumantes.

Vinícola Casa Perini

Em Garibaldi você pode conhecer uma cooperativa vinícola de quase 100 anos! São mais de 430 famílias que contribuem com uvas para os vinhos e espumantes da marca, que conta com espaço próprio no centro da cidade. Além da tradicional degustação, você pode aproveitar o “Taças e Trufas” que harmoniza vinho e chocolate, fazer um tour pelo processo de produção ou se jogar na experiência “Desperte seus sentidos” com uma degustação desafiadora.

Cooperativa Vinícola Garibald

Se só visitar não for suficiente para você, que tal se hospedar em uma vinícola? Isso é possível no complexo da Casa Valduga em Bento Gonçalves. São 5 pousadas no terreno que também hospeda a vinícola e uma gama de serviços como spa, degustação, restaurante e muito mais. O espaço é deslumbrante e com certeza uma das partes inesquecíveis de qualquer viagem. Para quem quer se aprofundar no assunto, o complexo também oferece cursos ao longo do ano que você pode conferir aqui: http://www.casavalduga.com.br/enoturismo/cursos-e-visitacoes/.

Casa Valduga

Mas se engana quem acha que só o Rio Grande do Sul tem espaço para enoturismo no Brasil! Outras regiões estão crescendo e investindo em infraestrutura para os amantes de vinho. E nós aqui da Viagem Pronta contaremos tudo para vocês. Então continuem acompanhando o blog e nosso instagram para não perder nenhuma novidade!

 

Por Isabela Fontanella

Last modified: 14 de outubro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *