O que fazer em Salvador? Veja lista com 10 passeios imperdíveis!

6735

Ah, Salvador! Cidade que junta história, natureza, fé e diversão em um mesmo lugar. A capital da Bahia é um destino tão rico que fica difícil escolher o que fazer durante a viagem. Sabendo disso, nós da Viagem Pronta selecionamos 10 programas imperdíveis para você ficar por dentro das atrações e planejar o seu roteiro. Veja:

1- Conhecer a Basílica do Senhor do Bonfim

A Basílica do Senhor do Bonfim é uma das igrejas mais populares de Salvador. Ela fica na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, e abriga a tradicional “Lavagem do Bonfim”, festa que dura o dia inteiro e é marcada pelas baianas jogando água nos degraus do templo.  Outra marca registrada da Basílica são as famosas fitinhas que colorem a grade do adro.

Basílica do Senhor do Bonfim - Salvador

Foto: Flickr/André Lima

2- Bater perna no Pelourinho

O Pelourinho é um bairro da cidade que corresponde a parte central da Cidade Alta e reflete muito bem a alma da Bahia. O local, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, abriga mais de 800 casarões coloridos dos séculos 17 e 18, muitas vielas, ladeiras e largos cheios de história para contar. Por lá, acontece a maioria das atrações turísticas. Vale muito a pena bater perna sem pressa!

Pelourinho - Salvador

Foto: College.Canon/Carlos Corrêa Ribeiro Luz

3- Visitar o Mercado Modelo

O Mercado Modelo é considerado o maior shopping de artesanato do Brasil. É um ponto excelente para quem não abre mão de levar lembrancinhas do lugar que está conhecendo. O mercado tem mais de 250 lojinhas com diversos tipos de artesanato, restaurantes para quem quer dar uma relaxada antes de continuar o passeio e um terraço externo com vista para a Baía de Todos os Santos.

Mercado Modelo - Salvador

Foto: Charlyr-cGaleano/flickr

4- Andar no Elevador Lacerda

A melhor forma de circular entre a Cidade Alta e Cidade Baixa é pelo Elevador Lacerda. Ele tem 72 metros de altura e transporta cerca de 20 mil pessoas por dia. Não tem como visitar Salvador e não admirar a vista panorâmica e tirar uma foto no elevador.

Elevador Lacerda - Salvador

Foto: Reprodução/emusasalvador.com.br

5- Curtir as melhores praias de Salvador

Existem tantas atrações em Salvador que, muitas vezes, falta tempo para conhecer as melhores praias da cidade, mas é importante separar um espaço no roteiro para curtir essas belezas naturais.

  • Praia do Farol da Barra: essa praia é um dos cartões postais da capital baiana. Além das águas calmas e excelentes para banho, o local tem o Forte de Santo Antônio (onde ficar o primeiro farol edificado do Brasil) e o Museu Náutico da Bahia.
  • Praia do Porto da Barra: a praia é pequena, mas tem uma beleza indescritível. Ela também é ideal para banho, forma piscinas naturais em época de maré baixa e conta com uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.
  • Praia de Itapuã: uma das melhores praias para curtir mar calmo, águas cristalinas e areia clara. Muito procurada pelos turistas, a Praia de Itapuã tem excelente infraestrutura com muitos quiosques e bares.
  • Praia Stella Maris: uma praia mais privativa, a Stella Maris fica a 26 km do centro de Salvador. O cenário é montado com águas calmas e cristalinas, dunas, coqueiros e orla extensa. As ondas ficam mais fortes em alguns pontos, permitindo a prática de surf e pescaria.
  • Praia de Ondina: a Praia de Ondina fica em dos bairros mais nobres de Salvador. Ela é de fácil acesso, com muitos resorts e hotéis próximos e também tem excelente infraestrutura para todos os gostos.
Praia de Itapoã - Salvador

Praia de Itapoã l Foto: Ricardo Junior/Guia Viagen Brasil

6- Comer o Acarajé de Cira

Não dá para deixar de comer acarajé na Bahia, né? E se você perguntar para um conterrâneo onde comer, provavelmente, ele responderá: “na Praia de Itapuã, o Acarajé de Cira”. O sabor único já foi eleito diversas vezes por revistas e jornais de turismo como o melhor acarajé da cidade. Não deixe de experimentar!

Acarajé de Cira - Salvador

Foto: Vaneza com Z

7- Fazer um City Tour

Salvador é uma cidade histórica, com muitos pontos turísticos ricos e belos. Para conseguir conhecer as construções mais importantes, faça um city tour pela cidade. Esses passeios bem de turista mesmo são indispensáveis para admirar por completo um destino tão rico. Separe um espaço na sua viagem para conhecer algumas atrações imperdíveis, como a Igreja e Convento de São Francisco, Palácio Rio Branco, Fundação Casa de Jorge Amado, Museu Afro-Brasileiro, Catedral Basílica Primacial São Salvador, Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, Museu da Misericórdia, Museu de Arte da Bahia, Museu de Gastronomia Baiana, Palácio da Aclamação e vários outros. É claro que é importante pensar na logística! Veja quais são os pontos mais próximos e defina o seu roteiro.

Igreja e Convento de São Francisco - Salvador

Igreja e Convento de São Francisco l Foto: PatrimonioEspiritual.org

8- Admirar o pôr do sol

O pôr do sol é um espetáculo que pode ser admirado em vários lugares de Salvador. Os pontos mais conhecidos são Farol da Barra, Praia do Porto da Barra, Ponta de Humaitá e no Solar Unhão, onde também tem uma sessão de jazz aos sábados: JAM no MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia).

Pôr do sol Farol da Barra - Salvador

Farol da Barra l Foto: Reprodução/mreston.wordpress.com

9- Conhecer a Sorveteria da Ribeira

O calor de Salvador é forte! Então, prepare-se para se refrescar em algum momento do passeio. Um dos melhores lugares para fazer isso é a Sorveteria da Ribeira. uma das mais populares da capital da Bahia. Ela fica na península de Itapagipe, funciona desde 1931 e tem muitas opções de sabores irresistíveis.

Sorveteria Ribeira - Salvador

Foto: trilhaseaventuras.com.br

10- Participar da Festas de Largo

Essa dica é só para quem vai viajar entre dezembro e fevereiro. Nessa época do ano, a cidade ganha energia com as festas religiosas. As Festas de Largo misturam missas, procissões e animação de sobra.  Se você não for nessa época, pesquise se está acontecendo outras festas. Salvador é um lugar bem agitado!

Festas de Largo - Salvador

Foto: Jota Freitas – Arquivo Bahiatursa

Para planejar uma viagem 100% personalizada para você, entre em contato com a Viagem Pronta. Nós temos várias sugestões de hotéis e resorts para você aproveitar a estadia, de acordo com os seus gostos e necessidades. Site: viagempronta.com l Telefones:  0800.717.7713 e (24) 2248.5405 l WhatsApp: (24) 9.8882.2085.

Last modified: 17 de Maio de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *