Tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem

993

Ao fazer uma viagem internacional, a última coisa que pensamos é na possibilidade de alguma coisa dar errado. No entanto, um fato sobre a vida é que imprevistos acontecem e não pensar nas possibilidades negativas é um erro que pode acarretar muitos problemas durante os dias de férias.

Imagina se você precisa de atendimento médico urgente do outro lado do mundo? Como prosseguir? A melhor forma de evitar isso é contratando um seguro viagem. Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, nós da Viagem Pronta selecionamos as perguntas mais frequentes e respondemos para você! Confira:

1- Para que serve o seguro viagem?

O seguro viagem é uma espécie de plano de saúde temporário, usado, normalmente, em viagens internacionais. Ele garante assistência médica durante os dias de contratação e indenização para acidentes e afins.

2- É obrigatório?

Alguns países exigem que os turistas tenham seguro viagem para entrar no território. Tem até aqueles que estipulam o valor de cobertura mínima. Portanto, ao planejar a viagem, pesquise se o seu destino tem alguma regra específica que precisa ser cumprida.

Dica: nos Estados Unidos e regiões da América do Sul o seguro é opcional, mas 27 países europeus que integram o Tratado de Schengen exigem.

3- Devo contratar um seguro?

Atendimento médico no exterior pode custar milhares de dólares. Sem exagero! O seguro viagem é uma garantia que você vai receber o atendimento necessário, caso alguma coisa saia fora do esperado. Os valores dos seguros costumam ter um excelente custo-benefício. Não fazer é uma economia que não vale a pena e ainda faz você correr o risco de acabar com essas economias antes mesmo de terminar a viagem.

4- O que o seguro cobre?

Existem planos básicos e mega completos. Tudo depende de qual seguro você vai contratar. As coberturas mais comuns são atendimentos de emergência, despesas farmacêuticas, acompanhante em caso de hospitalização prolongada, remarcação de passagem, indenização em caso de mala extraviada e repatriação médica e funerária.

Dica: ao fechar o seguro, informe sempre se você já tem algum problema de saúde, pois é indispensável se sentir totalmente seguro com as cláusulas existentes no contrato.

5- Qual a diferença entre seguro e assistência de viagem?

Ambos os termos são, normalmente, chamados de seguro viagem, mas é necessário estar sempre atento na hora de fechar o contrato para garantir o conhecimento real do que acontecerá se você precisar usá-lo.

O seguro viagem propõe o reembolso das despesas do viajante. Ou seja, o turista paga e, depois, entrega notas e laudos para solicitar o retorno do dinheiro. Já a assistência indica o local do atendimento e arca com todos os custos previstos no contrato.

6- Como escolher e contratar um seguro?

Avalie as suas necessidades e as exigências do destino. O ideal é contar com a sua operadora de turismo para indicações. A Viagem Pronta prepara um pacote personalizado e completo para você! Entendemos o que você precisa e trabalhamos juntos para chegar na melhor opção.

7- Devo levar algum comprovante do seguro?

Com certeza! É indispensável ter sempre em mãos o contrato do seguro viagem. Esse comprovante pode ser exigido desde o primeiro momento, ainda na imigração do destino. Guarde com carinho o número do contrato e todos os telefones de atendimento com os companheiros de viagem e com algum responsável no Brasil.

8- Vou precisar usar o seguro! E agora?

O primeiro passo é ligar para a seguradora antes de receber a assistência. O atendimento em português vai facilitar a triagem e isenção, se for o caso. O seguro sempre vai encaminhar o viajante para o melhor estabelecimento conveniado ou pode enviar um médico até o hotel.

Todas as informações necessárias serão passadas nesse telefonema. Se não conseguir contato com nenhum número da lista, vá para o hospital mais próximo, mas não saia do lugar antes de falar com a empresa. Essa atitude é indispensável para evitar que a falta de alerta anule a cobertura.

Se tiver mais alguma dúvida sobre seguro viagem, deixe nos comentários que vamos sanar para você. E se você já sabe onde quer passar as suas férias, entre em contato conosco e garanta a viagem dos sonhos. O nome já diz tudo! Deixamos a viagem pronta para você. Clique aqui para pedir uma cotação ou fale conosco pelos telefones:  0800.717.7713 l (24) 2248.5405 l WhatsApp (24) 9.8882.2085.

Foto: Shutterstock

Last modified: 16 de Maio de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *