Guia completo para quem vai fazer a primeira viagem de avião

4989

Se você está no time de pessoas que vão viajar de avião pela primeira vez e não fazem ideia de como as coisas funcionam, fique tranquila (o)… O mundo dos aeroportos tem muitos processos desconhecidos e é muito natural ter inúmeras dúvidas. Nós da Viagem Pronta preparamos um guia prático para te ajudar nessa aventura. Veja:

ANTES DA VIAGEM

Malas

Você pode levar dois tipos de bagagem: de mão e mala despachada. A primeira será carregada por você no avião e ela pode ter no máximo 5 quilos. O ideal é que você coloque nela um casaquinho para não passar frio no avião e os seus objetos de valor, como: carteira, celular, documentos, computador, câmera…

Existem regras de segurança para essa mala que não podem ser descumpridas de jeito nenhum, por exemplo: não é permitido carregar objetos cortantes (tesoura, alicate), frascos líquidos com mais de 100ml e produtos explosivos ou inflamáveis (isqueiro e sprays).

As malas grandes são despachadas no momento do check-in e, se for voo nacional, ela deve pesar no máximo 23 quilos. Em caso de viagens internacionais, você pode levar até duas malas e é necessário pesquisar as regras da sua companhia aérea quanto a quantidade de malas e peso permitido (costuma ser 32kg). Lembrando que, se exceder o limite, você deve pagar uma taxa extra.

Não esqueça de colocar algum item nas suas malas para conseguir identificar que ela é, de fato, sua. É sempre válido também usar um cadeado que proteja os seus objetos.

Documentos

Você não viaja sem os documentos. Então, separe-os em um local 100% acessível na bagagem (eles serão pedidos mais de uma vez) e não esqueça nenhum deles. Veja quais são os documentos necessários:

Voos nacionais: original ou cópia autenticada da Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte Nacional ou Carteira de Motorista.

Voos internacionais: passaporte e, se o país exigir, o visto do local. Procure saber se o seu destino exige alguma vacina. Se sim, é necessário levar o comprovante de vacinação.

Vestimenta

Roupas e calçados confortáveis é o que você precisa para viajar, ainda mais se o destino for longe. É necessário também se prevenir quanto ao frio, pois o ar-condicionado do avião é forte.

Dicas Gerais

  • Leve chiclete na sua bagagem para mascar caso você sinta dor de ouvido durante a decolagem e o pouso (nós já falamos sobre isso aqui).
  • Se costuma sentir enjoo, não esqueça o remédio que você está acostumada (o) a tomar. Relaxa e respire pausadamente até diminuir a náusea.

CHEGANDO NO AEROPORTO

Horário

Para voos nacionais, chegue com, no mínimo, uma hora de antecedência. Se vai voar para fora do Brasil, procure chegar pelo menos duas horas antes do voo. São muitos procedimentos para realizar… É melhor fazer tudo com calma!

Observação: leve em consideração o trânsito que você talvez possa pegar a caminho do aeroporto.  Programe-se!

Check-in

Não sabe como fazer o check-in? Calma! É simples. Assim que chegar ao aeroporto, procure o balcão de embarque da sua companhia aérea e mostre os seus documentos. Essa parte nada mais é do que a confirmação que você vai viajar mesmo.

É nessa hora também que você entrega a mala grande também. Ela vai ser pesada, identificada e despachada. Olhe bem se a identificação está certinha para não ter que lidar com nenhum problema mais tarde.

Depois de todo o procedimento realizado, o atendente vai te entregar o cartão de embarque com as informações do seu voo e vai dizer a hora que você deve embarcar. IMPORTANTE: esse papel garante a sua entrada no avião. Guarde bem!

Embarcar

Nos aeroportos, existe um salão para os voos nacionais (Embarque Doméstico) e outro para voos para fora do Brasil (Embarque Internacional). Procure o seu! Em seguida, você vai ter que passar pelo detector de metais. Tire todos os objetos metálicos (chaves, cinto, moeda) e coloque-os dentro da bagagem de mão (que passará pelo raio-X).

Tudo certo? Veja o número do seu portão de embarque que está indicado no cartão e pronto.

DENTRO DO AVIÃO

Regras

  • Sente no local correto. A identificação do assento está no cartão de embarque. O número significa a fileira e a letra a posição da poltrona;
  • Desligue os aparelhos eletrônicos na hora do pouso e da decolagem. O celular tem que permanecer desligado ou no modo avião durante a viagem inteira;
  • É proibido fumar a bordo;
  • Você pode tirar fotos dentro do avião, mas tome cuidado para não incomodar os passageiros.

Turbulência

Você já deve ter ouvido falar desse nome, né? Então, “turbulência” é o movimento do ar na atmosfera que faz o avião balançar. É comum quando a aeronave ultrapassa uma nuvem de chuvas. Pode até parecer assustador, mas os aviões são feitos para aguentar esse tipo de situação. Então, se acontecer no seu voo, fique sentada (o) e afivele o cinto. Aos poucos, vai tudo voltando ao normal.

Dicas gerais

O seu voo tem escala, conexão ou é direto?

  • Se for direto, passe para o próximo item (chegando no destino final).
  • Em caso de escala, o avião aterrissa em uma ou mais cidades, antes de chegar ao destino final, para abastecer ou embarcar/desembarcar outros passageiros. Nesses casos, não é preciso descer do avião.
  • Agora, se o seu voo tiver conexão, você terá que desembarcar em uma cidade e embarcar em outro avião para continuar o voo até o destino final. Os comissários de bordo e os agentes aeroportuários indicarão as informações sobre o próximo voo (horário e portão de embarque).

Observação: a bagagem costuma ser enviada diretamente ao destino final do passageiro, mas é melhor se informar no momento do check-in para saber se será necessário recolher a bagagem e despachar de novo no balcão da companhia no aeroporto de conexão.

CHEGANDO AO DESTINO FINAL

Você chegou no seu esperado destino. E agora? Você deve procurar pela esteira com o número do seu voo na área de desembarque e pegar a sua mala. Se tiver dúvidas quanto ao local, siga as pessoas do seu voo.

Quando encontrar a mala, confira se é a sua mesma e, se não conseguir pegar a bagagem na primeira vez, ela vai passar de novo. Não precisa se preocupar!

Se você tiver mais alguma dúvida, deixe nos comentários. Esperamos que a sua viagem seja tranquila e que você aproveite demais! Qualquer coisa, pode contar com a Viagem Pronta. Nós temos um serviço 100% personalizado para você. Boa Viagem!

Foto: Shutterstock

Last modified: 4 de Maio de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *