Bibliófilos do mundo uni-vos! Porque melhor do que viajar na sua imaginação só realmente viajando para destinos recheados de livros e histórias! E como boa devoradora de livros que sou, trago para vocês 6 destinos imperdíveis para quem ama literatura e quer aproveitar as férias e alimentar essa paixão. São 3 destinos nacionais e 3 internacionais para curtir os livros em si ou as histórias contadas nestes locais.
- DESTINOS NACIONAIS
Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro
Dizer que o Real Gabinete é um dos lugares mais deslumbrantes de toda cidade maravilhosa já dá uma ideia do que você vai encontrar aqui. Estantes a perder de vista feitas em madeira maciça e piso de ladrilhos portugueses dão o tom do lugar. Originalmente pensado para um seleto grupo de portugueses radicados no Brasil, o Gabinete se tornou uma biblioteca pública em 1900 e tem acesso gratuito a qualquer visitante.
Museu da Língua Portuguesa – São Paulo
Criado em 2005 no prédio da estação da Luz em São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa é o que chamamos de patrimônio imaterial: não tem obras de arte ou livros caros, mas traz exposições sensoriais sobre nosso idioma. O museu reabriu este ano, depois de 5 anos fechado para reformas depois de um incêndio em 2016. Além de exposições permanentes sobre a língua portuguesa, o museu sempre conta com instalações temporárias sobre autores e obras nacionais.
Casa de Cultura Jorge Amado – Ilhéus
Jorge Amado foi não só um dos maiores escritores brasileiros como também apresentou a Bahia ao mundo. Na casa onde ele nasceu e viveu até a adolescência foi criada a Casa de Cultura que leva seu nome e reconta sua história. Foi neste palacete de piso de jacarandá que Jorge Amado deu seus primeiros passos na literatura. Aproveite que você já vai estar na cidade e conheça o Bataclan e o bar Vesúvio – cenários do livro “Gabriela, Cravo e Canela” que realmente existem!
- DESTINOS INTERNACIONAIS
Libreria Acqua Alta – Veneza, Itália
Eu jamais poderia escrever este post sem falar de um dos meus lugares favoritos no mundo: a livraria Acqua Alta em Veneza. Escondida numa viela e distante dos principais pontos turísticos da cidade esta é uma livraria como você nunca viu antes. Com livros do chão ao teto e dentro de gôndolas reais que ficam no meio da loja, o espaço conta com áreas de leitura – uma inclusive de frente para um dos famosos canais da cidade. Mesmo se você não comprar nenhuma obra – já que a maioria está em italiano – você deve passar lá para conhecer, comprar cartões postais e marcadores lindíssimos e fazer carinho em um dos gatos que habitam no local.
Livraria El Ateneu – Buenos Aires, Argentina
O prédio que hoje abriga El Ateneu já foi um enorme teatro e por isso ela é chamada de a “livraria mais bonita da América do Sul”. As frisas que abrigavam camarotes e poltronas hoje dão espaço a prateleiras e o palco se tornou um café, mas as cortinas vermelhas ainda estão lá, assim como o chão encarpetado e um lustre de cristal. O espaço é enorme e você encontra praticamente todas as obras que quiser em espanhol e inglês. Não perca a chance de visitar e se deslumbrar com os afrescos originais do antigo teatro.
Estação de King’s Cross – Londres, Inglaterra
Um dos lugares mais mágicos do mundo de Harry Potter é a plataforma 9 ¾ que leva ao embarque do Expresso de Hogwarts – esta parte pode ter sido inventada por J. K. Rolling, mas a estação de King’s Cross é bem real. Os visitantes podem tirar foto como se estivessem atravessando a parede para entrar na plataforma e visitar uma loja recheada de itens do mundo mágico: os famosos sapos de chocolate (meus favoritos), feijõezinhos de todos os sabores (todos mesmo!), varinhas, e material escolar com as casas de Hogwarts estão ao alcance das mãos bem no centro de Londres.
Se animou com algum dos destinos? Chame a Viagem Pronta para te ajudar a planejar tudo! Temos voos, hospedagem e passeios para todos os destinos citados aqui e muito mais! Conte sempre com a gente para organizar suas viagens inesquecíveis!
Por Isabela Fontanella
Last modified: 24 de setembro de 2021